imagem
imagem
27/07/2019  Dicas

Princípio Montessori

Montar um quarto infantil é algo muito divertido a se fazer.O ambiente deve ser lúdico, cheio de cores para que, além de um ambiente fofo, seja sensorial para as crianças, pois este deve ser para eles um ambiente divertido e agradável. E foi pensando no bem-estar das crianças que surgiu a ideia do quarto infantil Montessori.

Maria de Montessori (primeira médica da Itália) defendia que a individualidade e a liberdade da criança são de extrema importância para o seu desenvolvimento e devem ser estimulados. O quarto infantil montessori deve ser minimalista e adaptado ao ponto de vista da criança, dando a ela segurança e liberdade para descobrir e aprender a todo momento.

O quarto infantil montessori se baseia no princípio de que a criança desde pequena elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Entre os conceitos Montessorianos estão o respeito e incentivo às crianças, liberdade de movimento, incentivo a independência e tomada de decisão e ênfase a atividades sensoriais.

O berço é considerado um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é trocá-lo por camas mais baixas. Assim, a criança pode descer da cama quando quiser, para explorar o seu espaço. Ao lado do colchão, pode-se colocar um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.

Um espelho é um estímulo importante no quarto infantil Montessori. É importante o bebê reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo, isso o ajuda a entender que é uma pessoa distinta da mãe. Os bebês novinhos também adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes, é uma peça importante no quarto infantil Montessori.

Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança no quarto infantil montessori, assim ela pode segurar, ver as figuras, manter algum contato com a leitura através de brincadeiras. Tudo aquilo que serve como estímulo para a criatividade e desenvolvimento da criança deve ser utilizado!

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL