imagem
imagem
30/01/2019  Novidades

A Mágica de Marie Kondo

A guru da organização, Marie Kondo, é autora do best seller A Mágica da Arrumação e acaba de lançar na Netflix o reality show Ordem na Casa com Marie Kondo. A japonesa de 34 anos desenvolveu um método de organização focado minimalista e focado nas energias que emanam dos objetos.

“A ideia do processo não é se forçar a se desfazer de tudo. É mais para confirmar como você se sente sobre cada objeto que tem”, explica. É inevitável repensar a organização de sua casa ao ouvir aos ensinamentos da jovem. Por isso, muitos espectadores têm compartilhado nas redes sociais imagens de suas gavetas e armários organizados.

“Minha missão é levar alegria ao mundo por meio da ordem”, diz Marie já na abertura do episódio. Marie então explica brevemente o seu método de organização, dividido em 5 categorias: roupas, livros, papéis, komono (que inclui itens variados de cozinha, banheiro e garagem) e, por fim, objetos com valores sentimentais.

Reunimos algumas dicas da guru que podem ser úteis para você que quer organizar a sua casa nesse início de ano:

1. Reúna todas as suas peças de roupas e análise uma por uma. “Quando pegarem numa, se perguntem se ela traz alegria”, diz Marie. E não se esqueça: ao decidir se desfazer de uma peça, antes faça um agradecimento.

2. Sobre guarda roupa compartilhado, comum entre casais, ela recomenda separar áreas distintas para cada pessoa. Fazendo isso, fica fácil ver a quantidade de roupa e cada um deve ser responsável pelo seu espaço.

3. Quando guardar os sutiãs, organize-os de uma forma que não amasse o bojo. “Trará alegria se organizá-los por cor”, diz Marie. Ela também aconselha a usar pequenas divisórias nas gavetas para dar um ar mais organizado.

4. Sobre livros, Marie recomenda novamente que todos sejam reunidos em um só lugar. Em um dos episódios, ela “acorda” os livros dando batidinhas nas capas. “É normal se sentir ansiosa”, disse ela a um dos participantes do Reality. “Comece por um que você não goste”.

5. Já os papéis, após retirar os que não trazem alegria, Marie recomenda que eles sejam divididos em três categorias. A primeira é a de documentos pendentes, a segunda é de documentos importantes e a terceira é a de documentos variados, que são consultados com frequência.

6. Ela também recomenda que, durante o processo, você se pergunte sobre o futuro que imagina para si e se aquele objeto em questão faz parte desse cenário.

7. Outra dica é de colocar pequenas caixas dentro de gavetas para separar itens menores pelas suas funções. “Aconselho deixar juntas as coisas de mesmo tamanho”, disse Marie em um dos episódios, em que ensina a melhor forma de organizar utensílios da cozinha.

8. Ela também recomenda que os itens sejam guardados de forma que sejam sempre vistos. “Assim, não há risco de comprá-los de novo”, explica.

9. Sobre prateleiras de cozinha, ela recomenda preencher os espaços mais baixos com objetos mais utilizados como copos e pratos, por exemplo. E os nichos mais altos com os menos usados, como pratos de sobremesas e festa.

10. Durante a arrumação, deixe os objetos com valores sentimentais para o final pois eles tendem a atrasar o processo. Além disso, ao chegar a esse ponto da limpeza, você estará mais confiante em sua habilidade de discernir o que traz alegria.

11. Sobre fotos, ela diz que imagens similares, por exemplo, podem ser descartadas. Ela também recomenda que as fotos e objetos de valor sentimental sejam guardados em caixas bonitas, decoradas, ou em álbuns que podem ser posicionados em prateleiras ou mesas de centro.

12. Para guardar a decoração de Natal, o processo é o mesmo: faça uma grande pilha; segure cada item, um por um, e só guarde os que trazem alegria. “Sei que muitas famílias usam a época do Natal para decorarem juntas. Nessas situações, seria ótimo se reunirem para isso”, disse. “Não guarde as decorações em sacos de lixo, coloque em caixas”. Marie mostra potes transparentes, pois permitem a visualização do conteúdo.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL