Quadros e Pinturas: Arte e Criatividade no seu Lar
Pinturas, fotografias ou desenhos, os quadros são adições sempre muito bem-vindas a decoração e uma forma de transmitir a personalidade dos moradores da casa. Toda boa decoração tem espaço para os quadros e, desde que usados de forma harmônica, sua casa vai ganhar ar de criatividade e originalidade.
Protagonistas ou coadjuvantes na decoração, os quadros desempenham um papel fundamental na hora de dar sintonia e customização aos ambientes. No entanto, é preciso seguir algumas regrinhas para que os quadros não desempenhem o papel de vilão, deixando o ambiente desarmônico, desproporcional e nada agradável aos olhos.
Respeitando o equilíbrio entre espaço e os quadros, você pode usar apenas um quadro ou uma composição com vários deles. Da mesma forma que muitos quadros podem acabar poluindo o ambiente, apenas um quadro pode deixar a sensação do vazio, tudo depende do espaço em que ele ou eles iram ficar e o tamanho dessas peças.
O tamanho do quadro deve acompanhar o tamanho da parede, se a parede é espaçosa pode apostar em um quadro grande ou em uma combinação com vários. Se a parede for pequena então tome cuidado e prefira quadros menores. Combinações de quadros de molduras de formas e cores diferentes também é uma boa pedida.
Ao montar uma composição de quadros, tente imaginar todos como se fossem apenas um, delimitando um espaço e criando uma linha imaginária para eles. É legal alinhar sem deixar transparecer que estão alinhados, escolha a parte de cima ou de baixo para deixar os quadros na mesma linha e altura, nas outras podem ser diferentes.
Para ter uma ideia de como os quadros ficarão e decidir como é melhor pendurá-los, recorte papéis do tamanho e formato dos quadros desejados e fixe com fita adesiva na parede. Essa técnica vai dar um ótimo panorama de como os móveis e o restante dos elementos da decoração vão fundir com os quadros.