imagem
imagem
28/12/2022  Dicas

O poder das cores na decoração dos ambientes

Quando se trata de decoração de interiores, a escolha das cores é uma das decisões mais importantes que você precisa tomar. As cores têm o poder de transformar completamente um ambiente, trazendo vida, personalidade e até mesmo influenciando o nosso humor e comportamento.

Se você está pensando em dar uma repaginada na decoração da sua casa, aqui estão algumas dicas sobre como escolher as cores certas para criar um ambiente aconchegante e convidativo.

Pense no efeito que você quer criar

Antes de escolher as cores, pense no que você quer que o ambiente transmita. Quer um espaço tranquilo e relaxante? Opte por tons pastel e neutros. Prefere um ambiente mais vibrante e energizante? Cores vivas como vermelho e amarelo podem ser uma boa opção.

Considere a luz natural do ambiente

A luz natural é um fator importante a ser considerado na hora de escolher as cores da sua decoração. Se o ambiente recebe muita luz, cores mais claras e neutras ajudarão a refletir a luz, tornando o espaço mais amplo e iluminado. Já ambientes com pouca luz natural podem se beneficiar de cores mais quentes e escuras, criando um clima aconchegante.

Escolha uma paleta de cores

Escolher uma paleta de cores é uma ótima maneira de garantir que a decoração da sua casa tenha um visual coeso e harmonioso. Escolha uma cor principal e, em seguida, escolha outras duas ou três cores que complementem bem a cor principal. Essas cores secundárias podem ser usadas em detalhes como almofadas, cortinas e objetos decorativos.

Não tenha medo de ousar

Se você está procurando algo um pouco mais ousado, experimente combinar cores inesperadas. Tons contrastantes como azul e laranja ou roxo e amarelo podem criar um visual vibrante e moderno. Lembre-se apenas de manter a paleta equilibrada para que as cores não entrem em conflito.

Use as cores na medida certa

Lembre-se de que as cores devem ser usadas com moderação para evitar sobrecarregar o ambiente. Se você optar por cores vivas nas paredes, por exemplo, equilibre com móveis e objetos decorativos mais neutros. Ou se você preferir cores mais vibrantes nos móveis, opte por paredes mais claras para criar um contraste agradável.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL