imagem
imagem
03/10/2018  Design

Minimalismo

O Minimalismo é uma tendência que está na moda no mundo do design, decoração, moda, arquitetura e até mesmo um estilo de vida. Esse termo está associado a ambientes modernos, contemporâneo, com paredes claras e pouca mobília. Mas não é só isso. Os adeptos do Minimalismo buscam eliminar excessos, seja ele de móveis, roupas, objetos e até mesmo de coisas como aplicativos de celular e uso das redes sociais.  

O Minimalismo surge de uma série de movimentos artísticos e culturais do início do século XX. A ideia aqui é subtrair tudo aquilo que é desnecessário: os edifícios passam a ser projetados com linhas retas e formas geométricas simples, as cores preferidas são neutras, a decoração é mais simples, lançando mão de objetos que tenham o layout mais clean e funcional possível.

O estilo minimalista pega emprestado elementos do Design Industrial e do Escandinavo, prezando por mais ambientes amplos, com predominância de materiais naturais como a madeira e couro e das cores branco, bege e off white. Quanto a iluminação, já valorizada pelos tons do espaço, opção por luminárias e pendentes de cores claras e sem contornos rebuscados, para valorizar a estética do ambiente.

O estilo de vida minimalista pode parecer simples, mas requer dedicação e muito esforço. A ideia aqui também é livrar-se do excesso e viver apenas com o necessário, mas o processo de desapego é o maior obstáculo para alcançar esse feito.  Possuir menos objetos nos ajuda a manter a casa em ordem e otimiza nosso tempo, na medida em que fica mais fácil saber onde cada item está guardado.

Os minimalistas acreditam que o acúmulo de pertences age como uma âncora: limita nossa liberdade e reforça o nosso medo de perder nossas coisas. Por isso, essa tendência vai além de somente livrar-se de objetos desnecessários: o minimalismo significa reduzir a chamada “tralha mental”: eliminar as distrações, recusar aquilo que nos distancia dos propósitos e manter apenas o que é essencial. O objetivo é focar no que realmente importa.

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL