imagem
imagem
10/02/2021  Design

Mesa de Jantar: Quadrada, Redonda ou Retangular?

Quando pensamos em uma mesa de jantar, logo vem à mente a imagem de peças imponentes e majestosas. Mesmo que esse móvel tenha e mereça o seu papel de protagonista, ele precisa ser prático e versátil em primeiro lugar. A mesa de jantar pode ocupar a cozinha, sala de jantar, living integrado, espaços gourmet… O que fará toda a diferença na hora dessa escolha é o espaço dedicado a ela. 

Eu quero 

Pensando em ergometria e na funcionalidade dos ambientes, o ideal é deixar ao menos 80cm de circulação livre em volta da mesa. Nesse quesito, é importante ressaltar que essa medida sugerida não inclui o espaço que a mesa ocupa e sim o espaço exterior a ela, que prevê que as pessoas circulem pelo cômodo com conforto e fluidez sem incomodar quem se senta à mesa. 

Eu quero 

Se você deseja renovar os ares de sua casa ou está decorando pela primeira vez, a escolha entre uma mesa redonda, retangular ou quadrada deve seguir alguns pontos chave: espaço disponível, funcionalidade do ambiente e os seus hábitos. O local que vai receber a mesa de jantar é amplo? Esse ambiente será utilizado todos os dias em todas as refeições? Você costuma receber amigos para confraternizações?

Eu quero 

A mesa retangular é a resposta perfeita para quem está esbanjando espaço e gosta de receber pessoas queridas para bons jantares e momentos especiais. Nesses casos, é possível eleger cadeiras diferentes e que se destaquem mais para ocupar as cabeceiras da mesa retangular. Assim, cria-se uma atmosfera mais elegante e sofisticada, com atenção aos detalhes.

Eu quero 

Já a mesa quadrada tem vibe mais descontraída e moderna, que propicia uma interação mais próxima entre todos os ocupantes da mesa, assim como os modelos redondos. Esse formato clássico pode estar no centro do ambiente ou mais alocado no canto, devido sua versatilidade. Inclusive, o canto é o local mais apropriado para aproveitar o máximo do espaço.

Eu quero 

Para os espaços menores, a campeã absoluta é a mesa redonda. Versátil e despojada, essa opção prevê uma disposição circular entre as pessoas, o que também facilita a visualização mútua e acesso igualitário aos objetos dispostos sobre a mesa, principalmente nos modelos com tampo giratório. As mesas redondas são ótimas também para criar atmosferas mais intimistas e próximas. 

Eu quero 

O ideal é que a mesa tenha sempre dois lugares a mais do que a quantidade de moradores da casa, pensando na possibilidade de convidados. Além disso, não se preocupe em ter todas as cadeiras da mesma cor e modelo! Elas podem ser mescladas, com ou sem braços, de acrílico, coloridas… Isso cria um cenário super moderno e contemporâneo!

Gostou das nossas mesas? Visite o nosso Showroom!

Eu quero 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL