imagem
imagem
19/09/2017  Dicas

Linho: o Tecido Coringa

O linho é o tecido queridinho para os estofados.  Tem coloração neutra, combinando com uma variedade de estilos de decoração.  Este tecido é feito da planta de linho. Esta planta é cultivada em praticamente todos os países do mundo e tem sido usada para fazer fibra por mais de seis mil anos.

 

 

 

A popularidade do linho permaneceu consistente ao longo da história e no antigo Egito, sendo utilizado até como moeda. Ele também era tão precioso que foi eleito como o único material escolhido para envolver os corpos das múmias no Egito – um fato que contribuiu para a preservação desses tesouros antigos.

Para extrair as fibras, as plantas são cortadas ou puxadas manualmente do chão. As sementes são então removidas através de um processo chamado “winnowing”  ou “rasgando”, seguido de retalhamento  que remove o estoque de plantas das fibras. Uma vez que as fibras são separadas para coletar as mais longas, que podem ter até 20 cm de comprimento, são transformadas em fios e depois tecidas em tecido.

Uma das grandes vantagens do linho é que ele não só é mais forte que o algodão, mas também é poroso, o que o torna absorvente e, portanto, perfeito para usar em temperaturas quentes porque respira bem. Também tem um toque suave, graças aos óleos naturais na planta de linho e sem fiapos devido ao comprimento mais longo das fibras. Outra vantagem é que ele é uma boa escolha ambiental, uma vez que usa menos produtos químicos em relação a outros tecidos, como o algodão.

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL