imagem
imagem
02/03/2018  Design

Estilo Luis XV na decoração

De lustres e cortinas a estafados luxuosos, a decoração clássica tem atravessado eras desde o período greco-romano sem cair em desuso. Atualmente, o estilo Luis XV, que se desenvolveu durante o reinado de Lui XV por volta de 1730 na França, é um dos preferidos dos decoradores.

Caracterizado pela quase ausência de linhas retas, que são substituídas por curvas suntuosas em todo mobiliário e na própria arquitetura da casa, e também pela predominância no uso de tons pastéis, este estilo sugere nobreza e requinte.

Mas não pense que com todo esse luxo o conforto fica de fora. As cadeiras Luis XV são os móveis que mais ficaram conhecidos com este estilo de decoração, e foram concebidas para se adaptarem ao corpo humano e por isso são extremamente aconchegantes, além dos ricos detalhes em seus braços e espaldar, que presam pelo luxo pela beleza.

Na sala de jantar, o requinte não fica de lado. Utilizam-se cadeiras semelhantes no que se refere ao luxo e conforto, pois também são estofadas e possuem formas suntuosas. A mesa é feita de madeira nobre, como o carvalho, coberta com mármore ou porcelana, e os pés são diferenciados, os clássicos pés cabriolet.

Por se tratar de um estilo advindo da aristocracia francesa, ele é rico em detalhes. Desde os pontos de capitonê, que delineiam formas geométricas e orgânicas nos estofados, até os detalhes em dourados em todo o mobiliário que faziam alusão ao ouro e riqueza da família real. Em conjunto com as curvas e formas fluídas deste estilo, essa quantidade de aspectos minuciosos na decoração, dão um ar de graça para o ambiente.

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL