imagem
imagem
10/07/2023  Dicas

Desvendando os mitos e verdades sobre o Couro

Quando falamos em materiais de alta qualidade, durabilidade e beleza única, o couro é, sem dúvida, um dos primeiros que vem à mente. No entanto, há muitas informações erradas e mitos circulando sobre esse material nobre. Neste artigo, esclareceremos alguns desses pontos.

Mito ou Verdade? O couro é sustentável

Muitas pessoas questionam a sustentabilidade do couro, mas a verdade é que o couro é, de fato, um material sustentável. Primeiramente, o couro é um subproduto da indústria alimentícia, o que significa que a sua produção se baseia no aproveitamento de um resíduo que, de outra forma, seria desperdiçado. Além disso, quando bem cuidado, o couro pode durar por décadas, contribuindo para a redução do consumo e da produção de novos materiais.

Ademais, grande parte dos resíduos produzidos durante o processo de curtimento do couro é transformada em adubo orgânico. Este ciclo fechado de produção e utilização de resíduos confirma o caráter sustentável do couro.

Mito ou Verdade? O couro é gelado

Muitos acreditam que o couro é um material frio, que não proporciona conforto em temperaturas mais baixas. No entanto, isso é um mito. O couro é um material atérmico, o que significa que ele não transmite sensação de frio ou calor, mas adapta-se à temperatura do corpo. Isso faz do couro uma escolha excelente para qualquer estação do ano.

Mito ou Verdade? Preciso hidratar o couro

Outro mito comum é a necessidade de hidratação do couro. Contrariando a crença popular, o couro não precisa ser hidratado. Na verdade, o cuidado adequado do couro, que inclui evitar a exposição a condições extremas de temperatura ou umidade, é suficiente para garantir sua durabilidade. Tratado com carinho e respeito, o couro pode durar a vida toda.

Portanto, podemos concluir que o couro, além de ser um material de beleza incomparável e durabilidade impressionante, é também uma opção sustentável. Ao escolher produtos de couro, você está optando por um ciclo de produção consciente e responsável, que valoriza a longevidade e a redução de resíduos. E lembre-se, os mitos que cercam o couro são apenas isso – mitos.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL