imagem
imagem
31/10/2018  Design

Decoração Vitoriana

No século XIX, mais precisamente entre 1937 e 1901, o Reino Unido foi governado pela Rainha Vitória, que ascendeu ao trono aos 18 anos. Com 63 anos de reinado, era a monarca com mais anos de reinado até ser superada por sua tataraneta, a Rainha Elizabeth II (atualmente com 66 anos a frente da Casa Real da Inglaterra).

A Era Vitoriana ficou marcada como um período de grande prosperidade e expansão territorial do Império Inglês, que acabou por influenciar a cultura do mundo inteiro. Na arquitetura e no design, a decoração vitoriana é associada até hoje a realeza e a ideais de sofisticação.

Utilizando materiais luxuosos e com muita textura, os estofamentos eram revestidos em veludo de cores escuras e exuberantes, além de muitas franjas e borlas. Diversos tons de uma mesma cor, além de combinações florais com fundo branco eram utilizados para estampar tecidos, móveis e também nas paredes.

Se você deseja aderir ao estilo vitoriano na decoração da sua casa, aposte em móveis ornamentados, capitonê, papéis de parede com arabescos e florais, preferência pelo dourado e outros tons fortes. Tecidos como seda, veludo e tafetá são muito usados nas cortinas e almofadas. Outros objetos muito presentes nessa decoração são lustres, velas, castiçais, porcelana, quadros e espelhos com molduras douradas e bem ornamentadas.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL