imagem
imagem
19/09/2018  Design

Decoração Industrial

Entre os anos de 1950 e 1970, um movimento começa a modificar a forma de se viver na cidade americana de Nova York. Galpões e fábricas passam a ser convertidas em casas e apartamentos. Esses espaços amplos, repletos de tijolos e tubulações aparentes, teto alto, portas e janelas largas, madeira e metal expostos e muito concreto ajudam a compor a decoração dessas residências, se tornando uma referência para a composição de ambientes contemporâneos.

A decoração industrial é uma das grandes tendências do momento, em espaços que dispensam paredes em prol de ambientes integrados, pé direito alto e o uso de cinza na pintura, móveis e artigos decorativos com aspecto mais “pesados” e “resistentes”. Nesses contextos, os móveis ganham múltiplas funções e ressignificações. A mesa de jantar pode virar uma bancada ou ilha da cozinha, por exemplo.

 

O uso frequente do cimento queimado e do metal nos ambientes influenciados pela decoração industrial fazem com que o cinza seja a cor predominante nesse estilo. Sendo uma cor muito neutra, é possível usar e abusar de cores de diversas paletas junto com o cinza. Isso vale para os estofados, artigos de decoração, pintura ou papel de parede, tapetes e móveis.

O adjetivo industrial vem atrelado, muitas vezes, da ideia de ambientes sisudos, frios e estéreis. Mas essa não é uma das características da decoração industrial! Os ambientes influenciados por esse estilo podem ser muito aconchegantes e convidativos. Basta saber como contrapor esses elementos a outras cores e texturas.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL