imagem
imagem
29/03/2018  Design

CHARLES & RAY EAMS

Charles Eames, nascido em 1907 em St. Louis, Missouri, estudou arquitetura na Universidade de Washington em St. Louis e projetou várias casas e igrejas em colaboração com vários parceiros. Seu trabalho chamou a atenção de Eliel Saarinen, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos na Cranbrook Academy of Art, em Michigan, em 1938. Em 1940, ele e Eero Saarinen ganharam o primeiro prêmio na competição de design industrial das 21 repúblicas americanas – também conhecida como ‘Design Orgânico em Mobiliário Doméstico’ – organizado pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York. Eames foi nomeado chefe do departamento de design industrial em Cranbrook no mesmo ano.

Ray Eames nasceu como Bernice Alexandra Kaiser em Sacramento, Califórnia, em 1912. Frequentou o Bennett College em Millbrook, Nova York, e continuou seus estudos em pintura na Escola de Belas Artes Hans Hofmann até 1937. Durante este ano, ela expôs seu trabalho. na primeira exposição do grupo American Abstract Artists no Riverside Museum em Nova York. Ela se matriculou na Cranbrook Academy of Art em 1940.

Charles e Ray Eames se casaram em 1941 e mudaram-se para Los Angeles, onde juntos começaram a experimentar técnicas de moldagem tridimensional de compensado. O objetivo era criar cadeiras confortáveis ​​e acessíveis. No entanto, a guerra interrompeu seu trabalho, e Charles e Ray se voltaram para o projeto e o desenvolvimento de talas para pernas feitas de compensado, que eram fabricadas em grandes quantidades para a Marinha dos EUA. Em 1946, eles exibiram seus projetos de móveis experimentais no MoMA. A Herman Miller Company em Zeeland, Michigan, subseqüentemente começou a produzir móveis Eames. Charles e Ray participaram da competição “Low-Cost Furniture”, de 1948, no MoMA, e construíram a Eames House em 1949 como sua residência particular. Além de seu trabalho em design de móveis e arquitetura,

Em 1957, a Vitra assinou um contrato de licença com a Herman Miller e começou a produzir os designs dos Eames para a Europa e o Oriente Médio. Charles e Ray Eames tiveram uma influência profunda e duradoura na Vitra. Foi o encontro com o trabalho que estimulou o início da empresa como fabricante de móveis. No entanto, não são apenas os produtos de Charles e Ray Eames que deixaram uma marca na Vitra. Até hoje, sua filosofia de design continua a moldar significativamente os valores, a orientação e os objetivos da empresa.

Essa influência seminal é mais claramente refletida na pergunta que sempre é feita na Vitra ao tomar decisões importantes sobre design: O que Charles e Ray diriam? Ao longo de sua vida compartilhada, o casal deu suas respostas durante as viagens à Europa e retornou às visitas à Califórnia. Desde a morte de Charles (1978) e Ray (1988), a Vitra permaneceu em contato próximo com a família Eames, que atualmente dirige o Escritório Eames, em todos os assuntos relativos à preservação, desenvolvimento e produção de desenhos de Eames. A Vitra é o único fabricante autorizado de produtos Eames para a Europa e o Oriente Médio. Quando você possui um produto Eames feito pela Vitra, você sabe que é um original.

Móveis de Charles e Ray Eames tem sido um dos pilares da coleção do Vitra Design Museum desde a sua criação. Uma grande parte dos objetos no espólio do casal foi recebida em 1988. Depois de apresentar a exposição “O Trabalho de Charles e Ray Eames” em 1997/98, o Vitra Design Museum está realizando uma retrospectiva abrangente do trabalho do casal em 2017 / 18 intitulado “An Eames Celebration”, dividido em quatro exposições paralelas no Campus Vitra em Weil am Rhein. Para marcar a ocasião, o Vitra Design Museum publicou o ‘Eames Furniture Sourcebook’ e ‘Essential Eames: Words & Pictures’.

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL