imagem
imagem
03/08/2018  Design

A Escala Pantone e a sua importância na Decoração

Criada em 1962 nos Estados Unidos, a empresa Pantone ficou conhecida por criar um sistema de identificação, correspondência e comunicação entre as cores. Essa foi uma revolução na indústria gráfica ao evitar as distorções causadas pelas diferenças nos sistemas de cores de computadores e impressoras.

(Reprodução/Pantone)

As milhares de variações de cores, apresentadas em leques, recebem numerações únicas que mantém a integridade da reprodução das cores em diferentes suportes. Primeiro utilizada na Publicidade para manter a comunicação visual mais homogênea, a escala Pantone logo se expandiu para outras áreas, em especial a têxtil, influenciando o design de interiores e a moda.

(Reprodução/Pinterest)

Anualmente, a Pantone apresenta “A Cor do Ano Pantone” que dita tendências na moda e na decoração. A definição dessa cor é baseada em pesquisas de tendências, observando-se os hábitos de consumo da sociedade e a indústria do entretenimento. Depois de divulgada, não demora muito para que todos os setores comecem a pulverizar a cor do ano em objetos e tecidos de decoração ou em desfiles de moda.

Em 2017, a cor do ano foi o Greenery, um tom de verde que é “fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza revivem, restauram e se renovam”, como descrito no site da marca. Já em 2018 a cor escolhida foi o Ultra Violet, um tom de púrpura que é considerada um símbolo da contra-cultura, do não convencional e do talento artístico.
E aí, qual a sua aposta para a cor do ano em 2019?

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL