Jardins Verticais: Decoração e Natureza
Uma forte tendência para o ano de 2020 são os jardins verticais, que prometem levar toda a beleza e a leveza da natureza para dentro da decoração. Práticos, sustentáveis e charmosos, os jardins verticais – ou paredes verdes, como também são conhecidos, trazem muitos benefícios e são bastante versáteis. Confira!
O que chamamos de jardim vertical é uma estrutura especial, montada junto a uma parede onde plantas de diferentes espécies e tamanhos serão posicionadas. Essas estruturas são feitas de materiais leves, que se adaptam a superfície da parede e contam com um sistema de irrigação e fertilização (caso a escolha seja por plantas naturais).
Existem hoje quatro tipos de jardim vertical. São eles: natural, preservado, artificial e moss. O mais indicado para ambientes externos é o natural, montado a partir de plantas vivas de diferentes espécies. Esse tipo de jardim vertical exige cuidado especial, como a análise de incidência de luz, ponto de água e energia próximos. Ainda assim, é belíssimo e versátil!
Os jardins verticais preservado e moss também são formados por plantas naturais preservadas. A diferença é que a segunda é um musgo. Essas modalidades não exigem manutenção tão constante e são super versáteis. Desenvolvido de forma artesanal, são indicados para quem deseja imprimir requinte e bom gosto a ambientes internos.
Já o jardim vertical permanente é formado por plantas artificiais que reproduzem a perfeição das formas, cores, texturas e movimentos de plantas naturais. Com variedade igual a das espécies de plantas naturais, o jardim vertical permanente pode ser aplicado em ambientes internos e externos e dispensam manutenção. Super prático!
São muitas opções, para todos os gostos e necessidades. As plantas têm efeito quase milagrosos na decoração: melhoram a qualidade do ar e tem efeitos benéficos para o sono, diminuem o estresse e garante maior conforto térmico em um espaço. Além disso, podem maximizar os espaços e criam uma barreira acústica no cômodo. Milhares de vantagens!
Com informações do Vertical Garden.