imagem
imagem
27/02/2019  Dicas

Como usar as Cores na Decoração?

Na hora de construir ou reformar, uma das tarefas mais difíceis é escolher e saber combinar as cores que darão harmonia na decoração da sua casa e de cada ambiente. Para tornar essa missão mais fácil e a prova de erros, é essencial ter em mente a paleta de cores desejada, a finalidade daquele espaço e investir em um esquema de cores.

Um esquema de cores é essencialmente a composição de cores usada em um ambiente, desde as cores das paredes, piso, passando pelos móveis, objetos, quadros e tecidos. O grande segredo de um resultado harmonioso na hora de decorar a casa é pensar no esquema de cores desde o início.

As cores a princípio podem parecer apenas uma escolha de gosto, mas por trás de um esquema de cores de sucesso tem muito conhecimento e experiência. As regras para uso de cores é bem ampla e complexa, muito mais do que possa parecer. A primeira coisa é saber classificar as cores nas suas diferentes categorias, cores frias, quentes, neutras, etc.

Saber o que cada cor pode transmitir é muito importante porque cada ambiente tem a sua função definida e portanto a cor pode ajudar a dará aquele toque final a personalidade do ambiente e a energia certa. Depois disso, podemos dividir a casa do Macro para o Micro, ou seja, das paredes aos objetos.

Para fugir dos erros, cores neutras são mais indicadas para a base da nossa decoração, tons neutros são a fórmula perfeita para as paredes. Mas como para toda regra temos uma exceção, dependendo do ambiente escolher uma ou duas paredes para ousar com um cor forte, pode trazer aquele toque de personalidade único para sua casa.

Se no Macro usamos grande parte os tons mais neutros no Micro, objetos, almofadas, quadros é o momento de usar as cores, sempre tendo em conta fazer uma combinação harmoniosa e lembrando da dica anterior do esquema de cores. Os objetos dão o toque final na decoração.

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL