imagem
imagem
17/10/2018  

Capitonê

O estilo “Capitonê” é um clássico atemporal na decoração. Originário da Inglaterra Vitoriana, o Capitonê surgiu por volta de 1840 e foi explorado para agregar mais valor aos trabalhos artesanais e manuais. Nesse tipo de estofamento, fios grossos são costurados no acolchoado criando relevos e depressões em formas geométricas, como quadrados e losangos.

É comum que se confunda o Capitonê com o Botonê, que é um efeito decorativo produzido com botões em peças estofadas, criando pregas que formam desenhos super charmosos e com ar romântico. Mesmo que esses dois estilos tenham visual bastante parecido, no entanto o Capitonê é uma técnica muito mais rebuscada e que cobre toda a superfície estofada do móvel.

As duas técnicas foram muito utilizadas durante meados do século XX e até os dias atuais por garantir glamour e ar clássico a um ambiente. Atualmente, o interesse pelo aspecto sofisticado associado ao Capitonê ganha cada vez mais espaço na decoração e pode aparecer em sofás, cadeiras, almofadas, poltronas, cabeceiras e até mesmo em painéis.

A principal característica do Capitonê são os pontos criados por pequenos botões, que formam figuras geométricas no estofado. Por serem acolchoadas, conferem também muito conforto, independentemente se o seu revestimento for de tecido sintético ou não. Para quem está decorando e deseja investir em peças atemporais e versáteis, os modelos em Capitonê são uma ótima opção!

 

 
SIGA A CENÁRIO NO INSTAGRAM
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL